Procurar uma avaliação profissional para o filho é uma decisão muito importante para a família. No entanto, a busca pelo diagnóstico é um ponto que gera muitas dúvidas para pais ou responsáveis. Muitos se sentem perdidos e confusos diante da falta de orientações claras em relação a qual caminho seguir em busca do diagnóstico do filho.
As dúvidas mais frequentes são: “Qual profissional devo procurar?” e “Existe algum exame para diagnosticar o TDAH?”
Segundo o Dr. Russell Barkley, autor do livro TDAH, “geralmente, o profissional a ser chamado é aquele da sua região que parece ter o maior conhecimento sobre o TDAH.” Por isso, busque referências com outras famílias, que já foram atendidas por esses profissionais antes. Um profissional que entenda realmente sobre diagnóstico e tratamento do TDAH poderá te orientar melhor sobre quais caminhos você deve seguir, inclusive indicando outros profissionais que você poderá buscar nesse processo.
Não importa muito se você vai procurar primeiro o médico ou o psicólogo, por exemplo. O mais importante é que esse profissional tenha conhecimento e experiência com o TDAH.
O ideal é que a avaliação seja multidisciplinar, envolvendo o médico (que pode ser tanto o neurologista quanto o psiquiatra), psicólogo, professores da criança/adolescente e a família. Caso haja problemas de aprendizagem e na linguagem, o psicopedagogo e fonoaudiólogo também podem ser incluídos nesse processo.
Vale ressaltar, que o fechamento do diagnóstico é restrito ao médico, ou seja, só o médico pode fechar o diagnóstico e dar o laudo do TDAH.
O processo de diagnóstico do TDAH é complexo porque não existem exames que detectam o transtorno. Ainda assim, o médico pode solicitar alguns exames complementares para verificar se os sintomas apresentados podem estar relacionados a outras condições médicas e não ao TDAH ou identificar comorbidades (condições médicas, psiquiátrica ou neurológica que podem estar associada ao TDAH).
Então, como é feito o diagnóstico do TDAH?
Ele é feito através de uma avaliação clínica, que envolve a observação e a análise de sinais e sintomas presentes na vida da criança, em diferentes contextos.
Sendo assim, a avaliação deve envolver: observação da criança, relato dos pais (anamnese), relatório escolar, escalas de avaliação e avaliação neuropsicológica.
OBSERVAÇÃO DA CRIANÇA
O diagnóstico do TDAH é clínico, por isso depende da observação do comportamento da criança em diferentes contextos (casa, escola, igreja, parques, inclusive no consultório).
RELATO DOS PAIS (ANAMNESE)
Nessa entrevista, que chamamos de anamnese, investiga-se todo histórico de vida da criança desde a concepção até a data atual, passando pela gestação, nascimento, primeiros anos de vida e a vida escolar.
Quanto mais detalhado for esse relato, mais o profissional poderá identificar sinais precoces e de risco, que podem estar relacionados com o TDAH.
RELATÓRIO ESCOLAR
O relatório escolar é fundamental para o diagnóstico do TDAH. Nele são solicitados dados que devem ser descritos pelo professor, abordando o comportamento da criança e a aprendizagem.
ESCALAS DE AVALIAÇÃO
Oferecem informações mais acessíveis sobre o transtorno no cotidiano e, por serem de fácil acesso, podem ser utilizadas por pais, escolas e profissionais de saúde.
A escala mais utilizada no Brasil chama-se SNAP IV. Ela pode ser preenchida por pais e professores e destina-se às crianças de 6 aos 12 anos.
Esse questionário é apenas um ponto de partida para levantamento de alguns possíveis sintomas primários do TDAH, mas não define o diagnóstico.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Consiste em um conjunto de testes com objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo da criança, avaliando suspeitas de alterações cognitivas, que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos.
Quer saber um pouco mais sobre o que é o TDAH e como funciona o processo de diagnóstico? Assista o vídeo a seguir: Meu filho tem TDAH. E agora? - Diagnóstico, do meu canal do Youtube.